Hospital e Maternidade Santa C

O Hospital e Maternidade de Santa Cecília foi fundado em 27 de setembro de 1961, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Santa Cecília que, na época, tinha como Prefeito Municipal o Sr. Adolfo Correa da Silva. Desde que Santa Cecília deixou de ser distrito de Curitibanos, uma das maiores aspirações do município era a construção de um Hospital e, naquela reunião, os presentes estavam dispostos a levar adiante aquele ideal. Após discutido o primeiro estatuto do Hospital, elaborado pelo médico Dr. Ortiz Magalhães Machado, este foi lido e aprovado por unanimidade, assim como foi também eleita a primeira diretoria, para um mandato de dois anos, que ficou constituída assim:

–       Presidente: Orestio José de Souza (in memorian);

–       1º Vice-Presidente: José Carlos de Medeiros; (in memorian)

–       2º Vice-Presidente: Hermes Antonio Bonet;

–       1º Mordomo: José Flavio Franzon (in memorian);

–       2º Mordomo: Adolfo Correa da Silva (in memorian);

–       1º Secretário: José Bombilio;

–       2º Secretário: Moacir de Jesus Auerswald;

–       1º Tesoureiro: Daniel Martins; (in memorian)

–       2º Tesoureiro: Alfredo Leffer Padilha.

 

Membros da comissão de contas (para construção do hospital)

–       Walmor Adelmo Ely;

–       Aires Gaudêncio (in memorian);

–       Arno Oscar Ely (in memorian);

–       José Baltazar de Souza (in memorian);

–       Edmundo Partika (in memorian);

–       Edgar Viana de Santana;

–       Alceu Allage (in memorian);

–       Teodoro Granemann (in memorian);

–       Mauro Granemann (in memorian);

–       Indalécio Granemann de Souza.

 

Segundo os registros do hospital os primeiro médicos foram Dr. Domingos Faustino e Dr. Mariano Ceferino Sanches em meados de 1969. Posteriormente veio o ilustre Dr. René Emilio Martinez Mujica, que residiu até seu falecimento no município.

Após 13 (treze) anos de muita luta e perseverança dos anteriormente citados e de muitos outros que acataram o ideal destes nobres Cecilienses, foi em 16 de junho de 1974, sendo na época Presidente da República do Brasil o General Ernesto Geisel, Governador do Estado de Santa Catarina o Dr. Colombo Machado Sales, Prefeito Municipal de Santa Cecília Sr. Domingos Scariot e o Sr. Adolfo Correa da Silva bispo diocesano de Caçador Vossa Santidade Dom Orlando Dotti, Presidente do Hospital e Maternidade de Santa Cecília o Doutor René Emilio Martinez Mujica Vigário da paróquia de Santa Cecília Padre Bernardo Maria, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cecília Sr. Lauro Baltazar de Souza, estando presentes ao ato do lançamento da Pedra Fundamental do HOSPITAL E MATERNIDADE DE SANTA CECÍLIA.

Após isto os anos se passaram e o que era um simples casarão de madeira, foi tomando corpo graças a perspicácia e eficiência de equipes técnicas e da própria comunidade que sempre atendeu o chamamento do Hospital em suas maiores dificuldades, mostrando-se interessada participando das festas promovidas pelo Hospital e outras campanhas, quando nos anos de 2003/2004 dois anos de maior crise e dificuldade da história do Hospital em que quase fechou as portas, não fosse a perseverança maior dos funcionários, que chegaram a ficar com 6 (seis) meses de salários atrasados, claro muitos não agüentarão a situação. 

E assim através de muito trabalho e dedicação da comunidade de Santa Cecília e muitas outras pessoas envolvidas, é que hoje o Hospital e Maternidade de Santa Cecília completou 52 anos acolhendo, ajudando e curando os enfermos do município e região com uma capacidade instalada de 115 leitos considerado um hospital de médio porte, com corpo clínico de 7 Médicos, 2 Enfermeiras com uma equipe de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de dezesseis colaboradores, 1 Psicólogo, 1 Fisioterapeuta, 1 Professor de Educação Física, 1 Nutricionista, 1 Farmacêutica,e uma  equipe de apoio com mais 17 colaboradores atendendo as clínicas Pediátrica, Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Traumatologia.

Atualmente O Hospital é administrado por Jean Novakoski Camargo, e a diretoria para o biênio 2013 a 2015 está constituída assim:

–       Presidente: Leo Fernando de Medeiros

–       Vice-Presidente: Vanderlei Nahirnei;

–       1ª Secretária: Cleucy de Paula Gomes;

–       2ª Secretária: Aroni Granemann

–       1º Tesoureiro: Luiz Carlos Costa Moreira;

–       2º Tesoureiro: Edimar Belli

 

Missão

“Prestar serviço Hospitalar Humanizado aos pacientes, como também servir de campo para Ensino, Pesquisa, Treinamento e aperfeiçoamento do pessoal médico-hospitalar, estendendo-se a população, sem discriminação ou distinção de qualquer natureza”.

Visão

“Ser Instituição reconhecida por excelência em atendimento de atenção a Saúde”.

 Valores

”Acolhimento, Bom Senso, Ética, Humanismo, Qualidade, Respeito Ambiental, Responsabilidade Social, Solidariedade, Transparência.”

*Na Galeria de arquivos encontra-se um breve histórico do Dr. Rene Emilio Martinez Mujica 

DADOS FONECIDOS PELO HOSPITAL E MATERNIDADE DE SANTA CECÍLIA