Economia

Há alguns anos atrás a Agricultura desempenhava papel importante na economia do município de Santa Cecília. Com o passar do tempo as lavouras de soja, feijão, milho, etc., foram cedendo espaço às vastas plantações de pinus, e mais recentemente eucalipto, que atualmente ocupam uma grande área de terra dentro da cidade e arredores, o que consequentemente transformou a madeira na principal fonte da economia municipal.

Além dos grandes reflorestamentos o município conta também com várias empresas madeireiras, serrarias, fábricas de placas e compensados, entre outros, que são as grandes fontes geradoras de emprego e renda do povo que aqui vive e trabalha, fortalecendo a madeira como ponto alto da nossa economia.

Também considerando a existência de alguns criadores de gado e suíno, que são industrializados e contribuem de maneira bastante significativa para economia do município, pode-se dizer, que mesmo em menor intensidade, a agropecuária desempenha função importante para o crescimento econômico de Santa Cecília.