Unidade Básica de Saúde do Bairro Marciliano Fernandes divulga horário de atendimento

A Unidade Básica de Saúde Marcelino S. dos Santos Neto localizada na Rua Edson Gerber no Bairro Marciliano Fernandes em Santa Cecília, SC, foi inaugurada no dia 27 de junho de 2011. O horário de atendimento é das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas de segunda a sexta-feira.

No dia 20 de janeiro a médica cubana Dra. Lillian Ortega Cuesta concedida para o município de Santa Cecília pelo programa Mais Médico, iniciou seu atendimento na já citada Unidade de saúde, nos seguintes horários: segunda, terça e quarta feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 as 17:00 horas. Nas quinta feira visita domiciliar e atendimento das 13:00 as 17:00 horas. Cerca de 120 pessoas já foram atendidas pela referida médica, nesta Unidade Básica de Saúde.

A Unidade proporciona também atendimento com o pediatra Dr. Marcos Kautz todas as quintas-feiras às 08:00 horas. Avaliação e atendimentos com o psicólogos Elias Ferreira e Siumara Granemann, às segundas e quintas feiras, respectivamente, às 13:00 horas. Atendimento odontológico com agendamento nas segundas feiras às 13:30 horas, pela Dra. Danieli Gomes Horn.

Esta equipe é responsável por uma área que abrange parte do Bairro Marciliano Fernandes e COHAB, dividida em seis micro áreas, onde seis agentes comunitários de saúde realizam o acompanhamento a um total  de 1.040 famílias cadastradas, somando um total de 3.226 pessoas que fazem parte do ESF Marciliano Fernandes. 
A equipe também atua com ações de promoção da saúde: grupo de HIPERDIA  (hipertensão e diabete ), grupo de psicoterapia, grupo de gestantes, acompanhamento do SISVAN (sistema informatizado da Vigilância Alimentar e Nutricional) nos centros educacionais infantis Lucélia Souza de Moraes e Pequeno Príncipe; e pesagem para o programa Bolsa Família.

Ações de prevenção à saúde com consulta médica e odontológica, reabilitação de doenças com visitas domiciliares do médico e enfermeira. O agente comunitário de saúde acompanha a sua micro área com uma visita mensal por família, os casos que necessitarem de acompanhamento são passados para a enfermeira e o médico do ESF, conforme diretrizes do programa Estratégia da Saúde da Família.
É importante ressaltar que as informações repassadas está sujeito a modificações devido a uma constante atualização de nossos conhecimentos, estando aberto a críticas e sugestões. (marcilianofernandes@hotmail.com).

Fonte: Enfermeira Josiane Dias Stefanes coren-sc 225521

Responsável pela Unidade básica de Saúde e ESF- Marciliano Fernandes.

Créditos Assessoria de Imprensa Tedi Junior