Secretaria de Saúde organiza mobilização contra as hepatites virais

Campanha será realizada entre os dias 25 de julho a 31 de agosto

Durante a semana a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com as ESF(s) estará se mobilizando para informar a população sobre o risco de transmissão e os meios de prevenção das Hepatites virais através da distribuição de folders.

A vigilância epidemiológica e a sanitária também estará realizando vistoria e esclarecimento sobre biossegurança e vacinação contra Hepatite B, nos estabelecimentos de estética, salões de beleza e consultórios odontológicos.
No sábado, dia 25 de julho, a Secretaria de Saúde estará aberta o dia todo, das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, realizando a vacina contra Hepatite B e demais vacinas do calendário de adulto, como antitetânica e Febre Amarela.

Além da realização das vacinas também serão disponibilizados testes rápidos de Hepatite C e distribuição de folders e preservativos.

O que é Hepatite?
É uma inflamação do fígado, geralmente causada por um vírus, mas que também pode ser causada por abuso de bebida alcoólica e por uso de alguns medicamentos. É uma doença silenciosa, mas quando aparece podem aparecer os seguintes sintomas:
– Cansaço;
– Dor abdominal;

– Fezes claras;

– Peles e olhos amarelados;
– Febre;
– Tontura;
– Enjôo;
– Urina escura.

Existem vários tipos, mais os mais comuns são:

Hepatite A: transmitida por água ou alimentos contaminados, por isso é tão importante lavar bem os alimentos crus ou cozinhá-los muito bem, a água deve ser consumida fervida ou filtrada, e ter bons hábitos, como lavar as mãos antes de se alimentar e antes e depois de ir ao banheiro.

Hepatite B: transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. Também é possível pegar por meio de compartilhamento de objetos como agulhas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos ou de manicure não esterilizados e por meio de materiais para confecção de tatuagens ou piercings.

Hepatite C: É transmitida pelo sangue, uso de drogas com compartilhamento de seringas, agulhas e canudos de inalação e materiais que furam ou cortam contaminados. Quem recebeu sangue antes de 1993 deve fazer o teste. Por transmissão sexual é menos frequente.

 

Prevenção de Hepatite B e C

Vacinação: Pode-se prevenir a Hepatite B tomando a vacina, que está disponível gratuitamente em todos os postos de vacinação para pessoas a partir de 0 à 49 anos de idade, e também para populações de risco como: profissionais de saúde, homossexuais, profissionais do sexo, manicures, coletores de lixo, etc.
– Não compartilhar objetos como escova de dente, lâminas de barbear;
–  No caso de usuário de drogas: não compartilhas cachimbos, seringas, agulhas e canudos;
– Usar preservativos em todas as relações sexuais;
– Utilizar material de manicure individual ou descartável;
–  Assegurar-se que o material para realização de tatuagem ou piercing seja totalmente descartável.

 

Assessoria de Imprensa e Comunicação Tedi Junior