Alunos Cecilienses classificados para Etapa Regional da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Em setembro foi realizada em Curitibanos a Etapa Municipal da 4ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro onde foram classificadas quatro escolas do município de Santa Cecília (link abaixo), destes quatro textos dois passaram para a Etapa Regional que acontecerá de 28 de outubro a 20 de novembro.

Os textos selecionados foram a Crônica “E AI! SERÁ QUE NEVA OU FAZ SOL NA TERRA DA MADEIRA?” escrita pelo aluno Rafael da EEB Maria Salete Cazzamali, orientado pelo professor Eliseu Domingos Tomasi e o Poema “O AMANHECER NA SERRA” da aluna Flaviane de Paula Furtado, estudante da EEBM Cancianila Arbegaus cuja orientadora foi a professora Cristiane Maziero.

Os referidos textos foram analisados pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Após passar por estas etapas foram selecionados entre os 500 semifinalistas da Olimpíada em todo o Brasil.

A Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação parabenizam as escolas, professores e alunos pela conquista.

Veja a seguir os textos classificados

A Crônica: E AI! SERÁ QUE NEVA OU FAZ SOL NA TERRA DA MADEIRA?

Era uma manhã agradável de outono… Segundo um típico costume de todo o bom serrano, assim que acordei, liguei o rádio. “Entre vaneiras, chamamés, xotes e milongas… O rádio é indispensável, pois sempre nos dá a previsão do tempo. E em uma cidade pequena como Santa Cecília, onde quase tudo se faz a pé, saber se vai chover ou não é fundamental”.
De repente, a programação campeira da manhã é interrompida pela vinheta: “Como vai o tempo? E a temperatura”? Em qualquer outra emissora de rádio da região, entraria neste momento o Ronaldo Coutinho – meteorologista da EPAGRI – que faria a, já clássica, previsão:
– E o tempo apresenta-se bom, com aberturas de sol e possibilidade de pancadas de chuvas.
Acontece que a partir daquela manhã, a previsão do tempo na terra da madeira jamais seria a mesma! Nos microfones da rádio uma figura divertidíssima das ruas de Santa Cecília: o Gariando. Um jovem especial que anda pelas ruas e praças da cidade arrancando risos das pessoas com suas fantasias sempre temáticas e sua gaita sempre animada pulando, dançando e cantando a todo pulmão:
– “Tá gariando lá fora! Tá gariando lá fora…”
O Gariando, naquela manhã de abril, assumia o lugar de meteorologista. Era o garoto do tempo numa das emissoras de rádio mais ouvidas da cidade:
– Pois é pessoal! Podem ir tirando os pelegos do armário que a neve já “tá” chegando… E enquanto ela não chega, “vamo que vamo que tá gariando lá fora”!
O difícil é acreditar na previsão de neve para um dia com uma ensolarada manhã de outono, céu limpo e o vento soprando suave… O engraçado era as pessoas, ao longo do dia, comentar a previsão do Gariando. Algumas levando na brincadeira, enquanto outras até encontravam certo fundamento na previsão, um tanto particular, dessa singular figura de Santa Cecília.
“E ai! Será que neva ou faz sol na terra da madeira?

O Poema: O AMANHECER NA SERRA

Tantos povos, tantas lutas

Construindo esse lugar,

Gente que veio de longe,

Com vontade de ficar.

Moro no planalto serrano,

De vastos pinheirais.

Que fica em cima da serra,

Um lugar encantador!

Onde sinto a brisa gelada,

Do vento cheirando a flor.

A noite em passos lentos

Até parece que parou,

Pra enxugar o pranto da geada

Que a madrugada chorou.

Assim que clareia o dia,

Fogo aceso, café recém coado.

Então me paro emocionada

Diante de tanta beleza,

E vejo a mãe natureza

Nos mostrar do que é capaz.

Que geada é a bandeira branca

Do campo pedindo paz!