Conferência com Secretários e Representantes da Saúde dos municípios da AMARP

Foi realizada na sexta feira dia 14 de fevereiro, no Salão Paroquial do município de Santa Cecília, uma Reunião com os Gestores Municipais de saúde dos municípios integrantes da AMARP (Associação dos municípios do Alto Vale do Rio do Peixe).

A Reunião teve início às 09:00 horas com término às 14:00. Na chegada os participantes foram recebidos com um delicioso café colonial organizado pela primeira dama Sandra Popinhak Scariot e após o encerramento, ainda a encargo da primeira dama e suas colaboradoras, foi servido um almoço especial.

Estiveram presentes: o prefeito Nuno, a primeira dama Sandra Popinhak Scariot, o Secretário da Saúde do município Edson Luiz Medeiros além de secretários e representantes da saúde dos municípios da região AMARP (Associação dos Municípios do Rio do Peixe). Durante toda a manhã os representantes dos municípios de Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Ponte Alta do Norte, Rio das Antas, Salto Veloso, Santa Cecília, São Cristovão do Sul, Tangará, Timbó Grande e Videira, discutiram uma ampla pauta que contemplou assuntos referentes à Saúde Pública.
Entre os representantes da saúde destaca-se a participação da senhora Ivanice Angela Peccin (Gerente Regional de Saúde de Joaçaba), que além das informações prestadas em relação atendimentos, “porta de entrada”, rede de urgência e emergência, “rede cegonha”, também informou que Santa Cecília receberá a Sala de Estabilização que tem como função atender os pacientes antes de os mesmos serem encaminhados para hospitais com UTI. Tanto os pacientes que moram aqui quanto os dos municípios vizinhos terão direito a este atendimento.

Também participou da reunião o senhor Geraldo Anzolini (Coordenador da Central de Regulação) que expôs os procedimentos corretos e necessários para encaminhar os pacientes e como proceder com os TDF (Tratamento Fora do Município).
Outra participação importante na reunião foi a do senhor Norival Silva (Consultor na área do SUS e demais atendimentos voltados à Saúde) o qual contribuiu com informações acerca das notas técnicas e orientações quanto ao uso de recursos financeiros que, tanto a União quanto o Estado repassam aos municípios e como devem proceder para gerir corretamente tais recursos.

O momento foi oportuno para os secretários municipais ajustarem a melhor estratégia para cumprir o bom andamento do atendimento fora do município, além de estreitar parcerias com as secretarias de saúde e orientar os profissionais no que se refere à formação referencial e aos programas da política nacional da (Atenção básica, média e alta complexidade). No decorrer da conferência, secretários e representantes da saúde, sanaram dúvidas através do diálogo, tornando assim um encontro produtivo e de grande evolução no que refere à saúde pública.

Na oportunidade o secretário de Saúde, Edson Luiz Medeiros salientou a importância da reunião para Santa Cecília, ”Sediar a Reunião dos Gestores Municipais de Saúde da CIR-AMARP, representa para nós Santa Cecília, abrir algumas portas mais, que podem trazer contribuições importantes tanto em relação a projetos e recursos quanto com experiências novas, nos projetando na região e nos auxiliando no crescimento necessário para melhor atender nossos usuários do SUS, ou seja, dos nossos munícipes”, afirmou.

O encontro encerrou às 14 horas, com a certeza de que os representantes da saúde dos municípios estão preocupados em atender os pacientes da melhor forma possível e principalmente, resolver com agilidade os problemas que atrapalham o bom andamento da Saúde Pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa Tedi Junior