REIVINDICAÇÃO ESPECIAL AO GOVERNO DO ESTADO

A Prefeita, Alessandra Garcia, o vice-prefeito, José Francisco Dalzotto e uma comitiva de Vereadores estiveram em Florianópolis reivindicando junto a Secretaria do Estado de Segurança Pública efetivo maior de policiais e a instalação de câmeras de vídeomonitoramento.
Na comitiva estiveram presentes além da Prefeita e do o vice-prefeito, dez Vereadores, entre eles: o Presidente da Câmara, Altino Pires (PSB) e os vereadores, Natalício Rodrigues de Souza (PSD), Adriano Ribeiro (PSB), Alexandre Martins Goes (PROZ), Carlos Roberto Alexandre (DEM), Claudemir de Souza (PHS), Eclaudecir Rodrigues (PDT), Laudi Cetano da Silva (PSDB), Nayá Medeiros (PDT) e Acendor de Oliveira (PR).

O motivo primordial dessa audiência foi a entrega de um ofício, anexado a um abaixo-assinado e ao relatório de registro de boletins de ocorrências realizadas pela DPC para o Comando da Polícia Militar e Secretário da Segurança Pública de Santa Catarina.

À tarde, a comitiva esteve em audiência com o CEL PM Comandante-Geral da PMSC Paulo Henrique Hemm. Também se fizeram presente, reforçando as reivindicações, os Deputados Estaduais Jean Kuhlmann e Nilso Berlanda, o Prefeito de Ponte Alta do Norte, Roberto Molin de Almeida, o Prefeito de Timbó Grande, Ari José Galeski, um representante da OAB Alexandre Neuber, o Presidente da Amurc, Rui Braun, e a Presidente do CONSEG de Santa Cecília, Lucimara Nascimento.
Todos os pedidos foram recebidos pelo Comandante-Geral da PM, que de imediato entendeu a urgência para a execução das ações contra a violência com um efetivo maior de policiais. Por enquanto será enviado policiais de Curitibanos para auxiliarem nas ações; “Antes disso precisamos da formação dos novos policias que acontecerá no mês de novembro e representará um aumento expressivo do nosso efetivo policial com o objetivo maior de segurança para a comunidade catarinense”. Destacou também; “É um marco considerável, porque durante nossos 182 anos, nós nunca tivemos um ingresso de policial tão expressivo como estamos tendo no atual governo”, disse o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm.

Após esse encontro a comitiva se dirigiu ao Palácio Barriga Verde (Assembléia Legislativa) em visita a gabinetes de alguns Deputados aliados.

Após a visita na Assembléia Legislativa toda a comitiva foi de encontro à Secretaria de Segurança Pública em reunião com o Secretário Cesár Augusto Gruba que afirmou a todos os presentes que as solicitações serão encaminhadas e atendidas conforme possibilidades, e quanto à solicitação de policiais efetivos, será aguardada a formatura de 950 novos Policiais Militares que passam a fazer parte da corporação catarinense e atenderão com prontidão os destinos solicitados. O Secretário disse também que o aumento das taxas de homicídios neste primeiro semestre de 2017 está relacionado a disputas e desavenças entre integrantes de facções criminosas, motivadas principalmente por questões ligadas ao tráfico de drogas. “É uma realidade observada em praticamente todos os Estados”.
Estavam também presentes, Aldo Pinheiro D`Avila, Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública. O Delegado Geral da Policia Civil, Artur Nitz, em sua fala, disse que enviará mais policias provisoriamente para auxiliar no combate à criminalidade e, principalmente, na área da investigação policial e quanto os flagrantes que são lavrados na cidade de Caçador irá estudar uma forma de melhora nesse quesito.
A Prefeita Alessandra Garcia pediu também que o município seja contemplado com o PROGRAMA BEM-TE-VI de Vídeomonitoramento Urbano, projeto elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), considerando uma solução satisfatória, tendo como finalidade a intimidação de possíveis delitos na cidade, além da agilidade do envio do efetivo policial nas ocorrências e acompanhamento em tempo real.
Toda ação que preze pela segurança pública é de suma importância e a Prefeita Alessandra Garcia não medirá esforços juntamente com os Vereadores em fazer reivindicações que venham proporcionar aos moradores a paz e um futuro melhor.