ACORDO COM RELAÇÃO AO TRANSPORTE ESCOLAR

Reuniram-se na tarde desta segunda-feira (19) na sala de reunião da Prefeitura Municipal de Santa Cecília, a Prefeita, Alessandra Garcia, a Gerente Regional de Educação da ADR Cristina Erhardt, o diretor da Escola de Educação Básica Maria Salete Cazzamalli Pedro Alves de Oliveira, o Diretor do Departamento de Transporte Escolar Nereu Vieira Pires, a Assistente de Direção Rose Cléa do Prado, a Presidente do Conselho Deliberativo da Escola Sueli Lemos e a Assessoria Jurídica para debater a questão do transporte escolar que atende alunos da rede estadual de ensino.
Os alunos em questão são aqueles que moram em bairros, e que têm o direito ao transporte desde que residem a mais de três quilômetros da unidade escolar e que não haja escola no bairro ou que a escola não tenha vaga para o aluno, e como forma de facilitar a logística do transporte, passou a estudar nas escolas mais próximas de suas residências.
O transporte dos alunos tem gerado controvérsias no Município. A legislação estadual define a obrigatoriedade do poder público transportar os alunos que moram a mais de 3 km de distância da escola. Apesar disto o transporte é oferecido para todos que dele necessitam.
Importante também dizer que aumentou muito o número de alunos no Município onde o Estado passou para os municípios acolherem crianças de 4 e 5 anos fazendo assim, com que todas as aumentassem significativamente dificultando o transporte dos alunos que não se encaixam na logística legal.
Ao fim da reunião ficou acertado que a direção da Escola Cazzamali encaminhará um cronograma de quantos alunos realmente necessitam estudar na escola e fazer uso do transporte escolar Municipal dos Bairros Marciliano Fernandes, Bairro Guilherme Rauen e Bairro Gilberto Grochovski.
Ainda ficou acordado em uma decisão conjunto, estado e município, que por enquanto só vão ser transportados alunas Gestantes e alunos que possuam alguma deficiência física, mas em breve o transporte de alunos terá o retorno de forma legal, adequado conforme manda a lei do zoneamento.
A Prefeita Alessandra ressalta que todas as decisões devem ser tomadas pela legalidade, dentro daquilo que é possível; “Com essa medida estamos cuidando da segurança de nossos alunos, precisamos ter responsabilidade”.