Centenas de Homens participam da Campanha Novembro Azul em Santa Cecília

Em referência ao movimento Novembro Azul, a Prefeitura de Santa Cecília, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, durante todo o mês de novembro, diversas ações à saúde do homem. Atividades como palestras e panfletagem em incentivo à realização do exame e orientações a prevenção ao câncer de próstata, foram promovidas em todo o município. Contudo, o auge da campanha aconteceu no dia 29 de novembro, na Secretaria Municipal de Saúde uma palestra com o especialista em Urologia Dr. Ricardo Rigo Burkle sobre a Saúde do Homem. Após a palestra a Secretaria prestou 398 atendimentos aos homens do município, tais como, Orientação e requisição para o exame PSA (antígeno prostático especifico), Aferição de Pressão Arterial, teste de glicemia capilar, Índice de Massa Corporal, Teste rápido de HIV, Hepatite, Sífilis, atividade física e entrega de brindes.
O Secretário de saúde Edson Luiz Medeiros agradeceu a presença de todos e ressaltou que é preciso que o homem não descuide da prevenção, tenha hábitos de vida saudáveis e faça exames regularmente.
O Prefeito Domingos Scariot Junior (Nuno) falou da satisfação em ver a grande procura na prevenção ao câncer de próstata. “Fico feliz em ver que mais 398 homens se prontificaram a vir fazer a requisição para o exame PSA. A importância desse número se dá pelo fato de que se descoberto no início, a possibilidade de cura do câncer de próstata é de até 90%. Estão todos de parabéns por deixar para trás o medo e o preconceito”, afirmou o Prefeito.
Vale esclarecer que: Se o exame mostrar que a taxa de PSA está acima do normal o médico poderá recomendar outros exames, como novos exames de sangue, análise e coleta de urina, exame de ultra-som, ou biopsia da próstata. Uma vez identificado o problema, o médico vai conversar sobre a melhor forma de tratamento. O câncer de próstata pode ser curado se detectado no início. Portanto, é muito importante prevenir.

Veja mais na Página da Assessoria de Imprensa Tedi Junior em:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.624380944350687.1073742365.308913785897406&type=1