Encerramento Projeto Vida Boa na EEB Cancianila Arbegaus

No último sábado (16), nas dependências da EEB Cancianila Arbegaus, aconteceu a Palestra de encerramento do “Projeto Vida Boa!”, com entrega de certificados de participação.

O referido Projeto foi coordenado pelo psicólogo Elias Vidal Ferreira, é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação do nosso município.

“Vida Boa!” consiste no desenvolvimento de atividades na comunidade escolar de Santa Cecília-SC, de prevenção ao uso indevido de drogas psicoativas e promoção de saúde, objetivando promover a reflexão dos jovens acerca de valores direcionados à qualidade de vida e ao crescimento pessoal.

O Psicólogo Elias afirma que: “durante um mês e meio de convivência com os alunos um vínculo de confiança e afeto é formado com os alunos o que possibilita a construção da crença de que eles são capazes de transformar seus sonhos em realidade, através de ações práticas na direção do seu objetivo. Essa consciência é comprovada com a leitura do feedback que os alunos realizam no final dos encontros”.

Durante os meses anteriores formam realizados os encontros com professores e  alunos de uma turma do 8º ano, sendo trabalhados conteúdos como reflexões sobre moral e ética; informações sobre drogas; relacionamento entre pais e adolescentes; comportamentos saudáveis; diferenças entre o ter e o ser; valorização do conhecimento; saúde financeira; construções de valores; a importância de manter a autoestima; e escolhas para uma vida boa.

Além disso, os pais destes alunos também participaram de uma palestra com o tema “Os pais podem fazer a diferença na vida dos filhos”, refletindo sobre adolescência e suas mudanças; atitudes que melhoram o diálogo com os filhos; e comportamentos e suas consequências. Diante da fragilidade dos pais frente às drogas, o programa pretendeu orientar pais de adolescentes e oferecer informações para ajudá-los a colocar suas energias, desperdiçadas muitas vezes pela ansiedade, em ações que contribuam para a diminuição dos fatores de riscos que colocam os adolescentes em situações de vulnerabilidade diante do problema com bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas.

Durante todo o programa foram dadas informações sobre o uso indevido de substâncias psicoativas, assim como também suas consequências. A intenção foi desenvolver nos alunos habilidades sociais que os permitissem identificar problemas, levantar hipóteses, reunir dados, resolver conflitos, refletir sobre situações, descobrir e desenvolver soluções comprometidas com a promoção e a proteção da saúde pessoal e coletiva e,  principalmente, aplicar os conhecimentos adquiridos.
Além de palestras expositivas com o psicólogo Elias, os alunos tiveram a oportunidade de participar de atividades como o talk show (programa de entrevista com plateia) em sala de aula com o convidado André Luiz Anrain Trentini , juiz de direito da comarca de Santa Cecília, realizado no dia 24 de abril.  A entrevista mostrou a trajetória de vida do juiz que inspirou os jovens a acreditarem que com trabalho e dedicação pode-se construir uma vida de sucesso, pois um bom exemplo de vida é muito mais persuasivo que muitas palavras desprovidas de emoção e história.

O projeto entende que para chamar a atenção do jovem é necessário envolvê-lo em atividades criativas e que despertem sua curiosidade.

A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Educação José Nilson Moraes, o Secretário de Administração Tarsso Rodhen, a Diretora da Escola Maristela Moraes Blauth, as professoras Marlene Medeiros e Cristiane Mazieiro, alunos, pais e convidados. Os Secretários Municipais agradeceram o trabalho realizado pelo psicólogo e enfatizaram a importância de desenvolver projetos como este nas escolas.

Na ocasião foram distribuídas camisetas com o logotipo do programa aos alunos e professores participantes, bem como às autoridades envolvidas no projeto.

A próxima escola a ser contemplada com o programa é a EEB Irmã Irene.