Comunicado da Secretaria de Saúde aos pais e a população em geral sobre a vacinação contra HPV

A partir de março deste ano será realizada a vacinação contra o HPV. O HPV é um vírus que causa o câncer de colo de útero, sendo o 2º tipo de câncer mais frequente em mulheres, perde apenas para o câncer de mama. Este tipo de câncer manifesta-se geralmente entre os 25 e 29 anos de idade. A sua prevenção pode ser feita através de 03 maneiras: vacinação, exame preventivo de câncer de colo de útero e uso de preservativo nas relações sexuais. 

Além da Secretaria de Saúde a vacina também será feita nas escolas em meninas de 11 a 13 anos de idade. Caso os pais se recusem a deixar suas filhas fazer a vacina terão que preencher o Termo de Recusa, formulário que será disponibilizado nas escolas, se o referido termo não for preenchido e enviado pelos pais  as meninas serão vacinadas normalmente.
As meninas desta faixa etária que não estudam, e as mulheres em geral, podem dirigir-se à Secretaria de Saúde de segunda a sexta feira das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas a partir de 10 de março.

A vacina é dividida em 03 doses, a 1ª será feita em março, a 2ª em setembro na Secretaria de Saúde e a 3ª cinco anos após a 1ª dose.

A vacina contra o HPV é quadrivalente, e protegerá contra os 04 tipos de HPV que mais afetam a população, sendo 02 de baixo risco e 02 altamente cancerígenos.
A escolha desta idade (11 a 13 anos) tem a ver com a questão da forma de contágio do HPV, que é principalmente através da atividade sexual, significando que normalmente, as meninas desta faixa etária ainda não tiveram contato com o vírus.

Quanto à vacinação de meninos, foi considerado que quando altas coberturas vacinais são atingidas entre meninas, os meninos passam a ser protegidos indiretamente com a vacinação do grupo feminino.

A meta da campanha deste ano é prevenir o câncer de colo de útero, vacinando 80% (cerca de 600) das meninas dentre 11 a 13 anos que moram no município.
Em 2015 a vacina já será fornecida para meninas a partir dos 9 anos de idade como rotina em todo Brasil.

CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA HPV NAS ESCOLAS

Escola

Data

Período

EEB Irmã Irene

11.03

Matutino e Vespertino

EEB Profª Dilma Grimes Evaristo

12.03

Matutino e Vespertino

GE Professor José Ribeiro Thomaz

13.03

Matutino

EEBM Cancianila Arbegaus (CIDEM)

13.03

Matutino e Vespertino

EEB Léia Matilde Gerber

18.03

Matutino e Vespertino

EEB Mª Salete Cazzamali

19.03

Matutino e Vespertino

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Tedi Junior