Discussão e Audiência Pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

A intenção da Prefeitura Municipal é dar continuidade nas discussões pertinentes ao saneamento básico em Santa Cecília e o encaminhamento dos resíduos sólidos bem como outras questões que envolvem o meio ambiente.

No período da manhã desta terça feira (14) reuniram-se no Gabinete do Prefeito Municipal Domingos Scariot Junior (NUNO), a equipe de técnicos do IPAT, (Instituto de pesquisas ambientais tecnológicas), do IPARQUE, (Parque Científico e Tecnológico da UNESC), gestores de várias instituições e segmentos da sociedade para debater o Plano Municipal de Saneamento Básico.

À noite outro encontro aconteceu no Centro Educacional Rogério Laurindo do Valle, com a presença o Prefeito Domingos Scariot Junior (Nuno), representantes do Poder Público Municipal, e comunidade, onde foi realizada Audiência Pública para elaboração do referido Plano.

O plano é decorrente da Lei Federal 11.445 de 2007 e estabelece as Diretrizes Nacionais e a Política Federal para o saneamento básico.

Na oportunidade foram discutidos pelos técnicos do IPAT, (Instituto de pesquisas ambientais tecnológicas), do IPARQUE, (Parque Científico e Tecnológico da UNESC), temas como o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O prognóstico elaborado é fundamental para o planejamento futuro do município porque nele se determina a responsabilidade de cada um e traça objetivos específicos para a organização do que já existe e para onde a cidade vai crescer.

Para o prefeito Domingos Scariot Junior (Nuno), a elaboração desse Plano Municipal de Saneamento é de grande valia para o município, “sei que é uma questão de saúde pública, pois estive visitando os bairros da cidade e pude observar, devido às fortes chuvas que caem, o acúmulo de água, em casas que foram construídas sem projeto, nível mais baixo que a rua, o que é um grande problema. Outro problema é o excesso de lixo depositado em locais inadequados, que vai para as ruas tapando as bocas de lobo causando grande transtorno para as próprias pessoas que não deram o destino correto ao lixo produzido por eles. Esse projeto em si não e difícil de executar, o difícil mesmo é conscientizar as pessoas a colaborar com o poder público no sentido de preservar a limpeza da cidade, a fim de torná-la melhor para viver. Entendo que uma das ações mais relevantes e urgentes que podemos fazer é a macrodrenagem, porque não adianta só ficar consertando pequenas coisas e lá na ponta do problema não dar vazão, e as pessoas continuarem com seus quintais alagados. Este debate com a população é importante, pois através dele saberemos quais as ações prioritárias segundo nossos anseios”. Disse NUNO.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Tedi Junior em: