Abertura Projeto “Trânsito Legal” na EEB Profª Dilma Grimes Evaristo

Foi realizada na manhã de hoje na EEB Profª Dilma Grimes Evaristo a Abertura Oficial do Projeto Trânsito Legal.

Como já foi noticiado anteriormente, este projeto é uma proposta da FAUESC para os municípios catarinenses onde os eventos de automobilismo atraem um grande público, e Santa Cecília foi a cidade escolhida para dar inicio às atividades, numa parceria da Federação Catarinense de Automobilismo (FAUESC) com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Esportes (FMESC).

Ressalta-se que o desenvolvimento deste projeto acontece esta semana em virtude da realização da 2ª Etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo que será no próximo final de semana, e que a EEB Profª Dilma Grimes Evaristo foi a escola contemplada porque além de ser caminho para o Autódromo Municipal tem na rua em frente (Brasilio de Paula Goetten) um grande fluxo de carros e pedestres.

O Sr. Fabio Trisotto um dos organizadores dos Eventos Automobilísticos de Santa Catarina, deu início às atividades do dia convidando as autoridades representantes, o Secretário Municipal de Educação Sr. Lulo Miro Felski Agostini, a Presidente da Fundação Municipal de Esportes Andrea Drissen e a Sra. Alvadória Selles Bordignon, diretora da EEB Profª Dilma Grimes Evaristo para compor a mesa.

Em seguida o Sr. Fábio expôs os objetivos do Projeto em questão, salientando que com educação e esporte será possível ter um país mais estruturado e que a ideia é permanecer trabalhando educação no trânsito mesmo após o término das corridas. Citou a importância do automobilismo em Santa Cecília, lembrando que o público atraído movimenta hotéis, restaurantes, postos de gasolina, supermercados, ente outros, podendo se transformar, de acordo com ele, num gerador de empregos temporários.

Disse ainda que almeja levar este projeto para outros municípios, inclusive os que não tenham automobilismo. Além das explanações do que será feito no decorrer da semana, lembrou que a Revista Golfe Lazer de Joinville e o Supermercado Nova Cidade de Santa Cecília são os patrocinadores do material didático que será utilizado, e dos lanches, respectivamente.

A Diretora da Escola, Sra. Alvadória falou que sempre acata com carinho todos os projetos que sirvam para acrescentar na educação dos alunos, e que trânsito é educação para a vida.

O Secretário de Educação, Sr. Lulo agradeceu a todos os envolvidos e disse que acredita que trabalhar a base, é uma forma de tentar mudar a educação no trânsito.

A Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Andrea Drissen, agradeceu a todos pela presença e colaboração e reforçou o convite para o campeonato no domingo.

O vereador Jean Bordin parabenizou todos que estão empenhados no desenvolvimento deste trabalho, comentou que também é favorável a projetos que venham acrescentar na educação, enfatizando que as crianças são os principais beneficiados.

A vereadora e professora da escola Lizete Sara Medeiros comunicou que está fazendo um resgate da história do automobilismo em Santa Cecília, e fará um trabalho de exposição junto com as crianças, salientando que um povo sem história é um povo sem memória.

Além das autoridades já citadas, dos alunos e professores, também estiveram presentes o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que no decorrer da semana estarão ministrando palestras e ensinando de forma prática a educação no trânsito, o Secretário de Administração Tarsso Rodhen, o Secretário de Saúde Edson Luiz Medeiros, a Secretária adjunta Mariza Granemann Almeida, o Diretor de Educação Julio Cezar Farias Couto, a Coordenadora Pedagógica Marizete Alexandre e os diretores das escolas municipais Cancianila Arbegaus e José Ribeiro Thomaz, os Srs. Nilson Moraes e Vanderlei Nahirnei.

Após as solenidades de abertura, a Polícia Militar, na pessoa do Cabo Jair,  pós graduado em Gestão do Trânsito, iniciou a série de palestras com os alunos do 4º ano.