Escolas municipais desenvolvem trabalhos sobre a o dia Mundial da Água

“A previsão de escassez de água em regiões do planeta gerou mudanças nas políticas públicas de diversos países dentre eles o Brasil, o recurso deixou de ser um bem livre e passou a ter valor econômico, mais do que gerar receita a cobrança deve gerar mudanças como o industrial e o agrícola, pela economia de água, redução das perdas e controle da poluição.” http://www.adjorisc.com.br/geral/comeca-campanha-dia-mundial-da-agua-de-a-semana-amurc-e-comite-canoas-1.1440028#.UzHT0ahdX9W

Tendo em vista a Campanha “Dia Mundial da Água” lançada pela AMURC (Associação dos Municípios da Região do Contestado), Jornal A Semana e Comitê Canoas, no dia 22 de março, as escolas municipais de Santa Cecília, EEB Professora Dilma Grimes Evaristo, EEBM Cancianila Arbegaus (CIDEM) e o Grupo Escolar José Ribeiro Thomaz, cada uma, da sua maneira e com suas peculiaridades desenvolveram trabalhos e projetos, teóricos e práticos visando conscientizar alunos e comunidades escolares a respeito deste bem tão precioso e que aos poucos vai se tornando tão escasso.

Os textos dos trabalhos realizados em cada uma das escolas estão transcritos abaixo, e as fotografias com ações e desenhos ficarão disponíveis na galeria de fotos com as referidas legendas.

EEB Profª Dilma Grimes Evaristo

Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram.

Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade neste conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia?

Pensando nisto, a E.E.B.Profª Dilma Grimes Evaristo desenvolveu entre os dias 10 e 24 de março o projeto “Agua, fonte de vida” O referido trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 5º ano 1 e 2 da professora Marlene Smyk e teve a participação de todos os alunos da escola, estes realizaram diversas atividades entre elas: Visitas as estações de tratamento, palestras sobre o tratamento da água no município de Santa Cecília, visita a poços artesianos, confecção de murais para a conscientização da comunidade, apresentações de músicas referentes ao tema, entre outros.

Desta maneira, a escola cumpre o seu papel na sociedade onde está inserida, despertando na comunidade a consciência para assuntos relevantes como a preservação da água, pois sabemos que estaé a fonte fundamental da vida que sustenta todos os seres, sem ela seria o fim da vida neste planeta e que nós temos impensadamente  desperdiçado e envenenado este recurso natural  finito, que é um elemento vital para a existência, preservando a água, estaremos contribuindo com o futuro de todas as espécies.

EEBM Cancianila Arbegaus

O tema água foi trabalhado nas aulas de Artes e Ciências com as turmas do 6º ao 8º ano, ministradas pelas professoras Adriana Scolaro e Marlene Alves Medeiros, que utilizaram a música “Planeta Água” de Guilherme Arantes, com ilustração de seu entendimento.

Uma história com o titulo: “A gotinha de água”, onde cada aluno fez um desenho da parte que gostasse mais e lhe chamasse mais a atenção.

Foi realizada a discussão com os alunos referente as frases:

Nossa água de cada dia;

– O planeta água está secando….

Depois disso cada aluno realizou sua ilustração de acordo a sua criatividade. Nas aulas de Ciências com a Profª Adriana, foram trabalhados textos com informações sobre o uso adequado da água, evitando o seu desperdício.

Após isto, foram estudados os estados físicos da mesma, ensinando maneiras para conservar também os mananciais.

Grupo Escolar José Ribeiro Thomaz

No decorrer desta Semana, os alunos do pré ao quinto ano do Grupo Escolar Professor José Ribeiro Thomaz através de seus professores, fizeram atividades sobre o dia Mundial da Água, conscientizando todos os alunos desta Unidade escolar que a água é muito importante para a nossa vida.

Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia. Em nossa higiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc. Está presente também em nosso lazer, quando nos refrescamos no rio, nas praias ou nas piscinas. A água também é fundamental para a hidratação do nosso corpo quando bebemos água e outros líquidos. Utilizamos também nas tarefas domésticas, como lavar roupas, limpar pisos, etc.

Percebe-se que o desperdício de água cresce a cada dia, o que poderá provocar futuramente um déficit em sua quantidade. Acarretando uma serie de problemas. Onde estes irão afetar não só aos homens, mas principalmente ao meio ambiente.

Sendo assim, economizar água torna-se um fator benéfico e essencial á vida.

Por isso é necessário preservá-la.

E para finalizar estas atividades fizemos um mural na escola para a conscientização da importância da mesma.