Projeto “TRÂNSITO LEGAL” na EEB Professora Dilma Grimes Evaristo

A Federação Catarinense de Automobilismo (FAUESC) em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Esportes de Santa Cecília, estão promovendo o projeto “TRÂNSITO LEGAL”.

Este projeto é uma proposta da FAUESC para os municípios catarinenses onde os eventos de automobilismo atraem uma média de público de cinco mil pessoas. Estes municípios são Santa Cecília, São Bento do Sul, Chapecó, Joaçaba e Lontras.

Entre os cinco, Santa Cecília foi o escolhido para o lançamento, e a Escola de Educação Básica “Professora Dilma Grimes Evaristo”, no Bairro Guilherme Rauen, foi a escola contemplada para a largada do projeto, cuja abertura acontecerá na próxima terça feira (25), às 08hs e 30 min.

O projeto envolverá alunos de Pré a 8ª série, com idades entre 04 e 13 anos, será desenvolvido do dia 25 a 28 de março através de palestras e atividades coordenadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.  Infrações, legislação, sinalizações, álcool, celular, sono, itens obrigatórios, poluição, etc., são os assuntos a serem abordados nas palestras.

As atividades pedagógicas desenvolvidas apresentarão valores essenciais para a formação do cidadão, tendo a educação para o trânsito e o meio ambiente como um tema transversal que se integra as outras áreas do conhecimento.

De acordo com a FAUESC, o objetivo principal é mobilizar as crianças para uma conscientização e sensibilização quanto à redução de acidentes.

O Projeto será lúdico, as crianças trafegarão com bicicletas ou triciclos, colocando em prática noções de segurança pessoal ao utilizarem capacetes, cotoveleiras e joelheiras. É neste momento que a criança aprende que faz parte de um coletivo e que qualquer ação não consciente pode prejudicar a segurança de terceiros, e que o respeito, a tolerância e a harmonia no trânsito são fundamentais para tornar o nosso país um lugar mais tranquilo e seguro para se viver.

Os alunos receberão uma pulseira que dará acesso ao autódromo (acompanhado de um responsável, nesse caso os pais), para entender no local da prova questões sobre o esquema de segurança que é necessário para se dirigir e como tudo funciona.

A fim de reforçar e manter ativo o assunto na cabeça das crianças após o evento, a ideia é promover gincanas, pinturas, exposição fotográfica, redação, premiando a melhor.