COMBATE À DENGUE

Em comemoração ao dia Mundial da Saúde a Vigilância Sanitária e os ESFs dos bairros do Município realizaram trabalho de busca ativa e controle de criadouros do mosquito da dengue
Equipe da Vigilância Sanitária Estratégia Saúde da Família, agentes de Combate a Endemias, de Santa Cecília realizam nesta sexta-feira ( 07) um controle larvário dentro do Cemitério Municipal Rodolfo Goetten. Isso porque muitas famílias têm o hábito de levar recipientes que armazenam água. Em consequência disso, aumentam os riscos de proliferação do mosquito transmissor da dengue e, desta forma, os riscos do aparecimento da doença.
De acordo com o fiscal, Cleberson Barcelo da Vigilância Sanitária do município, a ação é preventiva e visa eliminar possíveis criadouros de mosquitos e larvas, uma vez que a alta incidência de chuva aumenta os riscos de água parada. Hoje a Vigilância Sanitária tem instaladas 35 armadilhas em 11 pontos estratégicos. 
 “Hoje estamos aqui com a nossa equipe realizando um trabalho de controle das larvas, no qual é eliminado tudo aquilo que pode armazenar água, é preciso que as pessoas não deixem nos cemitérios nenhum objeto que possa acumular água. Contamos com a contribuição da população, pois essa é uma ação muito importante e de interesse de todos. As pessoas que visitarem seu ente querido neste final de semana irão se deparar com vasos virados em cima dos túmulos não é vandalismo foi nossa equipe que lá esteve realizando esse trabalho de prevenção ”, explicou o Secretário de Saúde Elton Gandin
Para evitar a proliferação do mosquito dentro das residências é necessário redobrar alguns cuidados, como: manter o lixo fechado; garrafas vazias ou com o gargalo virado para baixo; calhas devem ser mantidas limpas e desobstruídas; proteger ralos com tela milimétrica; vasos ou qualquer outro recipiente devem ser preenchidos com areia; a água de piscina deve ser devidamente tratada; caixa-d’água bem fechada.