MOBILIZAÇÃO PARA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Secretaria Municipal da Assistência Social, através da Equipe Técnica de Gestão e da Equipe Técnica do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – se mobiliza mais uma vez para lembrar o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” celebrado em 18 de maio. Por meio de ações como pedágios educativos e panfletagem e a realização da 2º Roda de Conversa Intersetorial.
A mobilização visa chamar a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta milhares de meninos e meninas em todo o país: a violência sexual e psicológica.
No dia 13, sábado, os componentes das Equipes Técnicas com o apoio de órgãos como a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA e do Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS, estarão na Praça Francisco Lucas, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h realizando o pedágio educativo, com distribuição de panfletos e adesivos. Ainda no correr do mês acontecerá esta ação no Posto Scariot 2 da BR-116, visando sensibilizar os caminhoneiros.
Assim como no dia 17, acontecerá a 2º Roda de Conversa Intersetorial, com o objetivo de discutir a temática, instruir e sensibilizar os profissionais que atuam nos diversos Setores do Poder Público e ainda fortalecer o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em nosso município.
 18 de maio
O dia 18 de maio é marcado por um crime que aconteceu na mesma data, em 1973, em Vitória-ES, quando a criança Araceli Cabrera Crespo, de nove anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava para ser encontrada seis dias depois, já sem vida. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta. O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi instituído pela Lei Federal nº. 9970/00.
Disque denúncia
Você pode denunciar. Anote os telefones: Conselho Tutelar- 49-3244-2842-Plantão- 49-99114-2084- Polícia Militar – 190; Disque 100.
Pare receber orientações especializadas ligue:
Secretaria de Assistência Social: 49-3244-0791
CRAS- Centro de Referência de Assistência Social: 49-3244-3131