CONFERÊNCIA DE SAÚDE FOI UM SUCESSO

A Administração Municipal, através da Secretaria da Saúde, junto com o Conselho Municipal de Saúde de Santa Cecília realizou nesta segunda-feira (12), a 1° Conferência de Saúde das Mulheres de Santa Cecília, com o tema: os Desafios para a Integralidade com Equidade. O evento ocorreu no Auditório Rogério Laurindo do Valle.

Para marcar o evento, foi montada uma mesa de autoridades, formada pela Prefeita Alessandra Garcia, o Secretário de Saúde Elton Gandin, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jefferson Luiz Andrade, Vereadora Scheyla Fontana Granemann de Souza,Secretária de Educação Marinez Martins, Secretária da Assistência e do Desenvolvimento Social, Sandra Regina Muxfeld, Secretário de Administração e Finanças Samuel Arbegaus e a Palestrante Patrícia de Faria.

O encontro teve o apoio da Secretaria de Educação e da Assistência e Desenvolvimento Social. Cerca de 60 pessoas participaram, entre profissionais das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, representantes de entidades do município.

A Conferência contou com a palestrante Enf.ª Patrícia de Faria, que motivou o debate, envolvendo os quatro eixos temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres; E políticas públicas para as mulheres e a participação social das políticas públicas. Também foi explicado sobre o (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher) do Ministério da Saúde.
Durante a Conferência foram montados grupos de debates que elaboraram propostas de ações seguindo quatro eixos principais.
Em sua fala, a Prefeita Alessandra Garcia, parabenizou a organização do evento e disse ser um privilégio Santa Cecília estar sediando essa conferência de saúde da mulher. “É de suma importância essa realização na qual é a oportunidade de discutirmos e debatermos os direitos da mulher as políticas públicas”, ressaltou.

Já o Secretário de Saúde Elton Gandin destacou: “A conferência de saúde da mulher é de suma importância para o desenvolvimento de Santa Cecília é um passo muito importante para o município. Há 30 anos aconteceu a primeira Conferência Nacional. Hoje, em Santa Cecília, nossa Conferência abordou a questão da violência contra as mulheres, com diversos temas colocados em debate nos grupos. Foi o início dos trabalhos para fazer o levantamento da realidade local. E além da implementação no município, vamos agora encaminhar as propostas dos grupos para a Conferência Estadual que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho em Florianópolis”, explicou.

Depois da apresentação dos eixos norteadores, aconteceu a escolha das delegadas que representarão o município na etapa estadual da conferência.
Titulares: Juliane Arbegaus Menegussi, Gislaine Petry Rodrigues, Leila Maciel de Souza e Maria Alves Carneiro.
Suplentes: Ioleide Medeiros dos Santos, Irene Marques de Medeiros, Maritana Terezinha Macedo e Morgana Gusatto.