ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

 

 

 

O objetivo do mutirão e das ações foi em prol do combate ao mosquito transmissor da dengue.
Nesta sexta-feira, 23 de fevereiro foi realizado um Mutirão de Limpeza no Município. 
A ação iniciou no Bairro Cristo Rei, próximo a Escola Cazzamali, no local havia um grande acúmulo de pneus de caminhão, foram recolhidos aproximadamente 100 pneus, a maioria com acúmulo de água parada. 
Depois as equipes se deslocaram para o Bairro Nossa Senhora Aparecida. Foi realizado o mutirão de limpeza no pátio de uma residência onde o morador recolhe lixos das lixeiras e deposita ao lado de sua residência, os envolvidos na ação recolheram mais de 50 sacos plásticos de lixo.
À tarde a equipe deu sequência nos serviços realizando uma varredura no Cemitério Municipal, vasos com acúmulo de água foram perfurados. 
As atitudes de negligência foram condenadas pelo Setor da Vigilância Sanitária. Estiveram envolvidos na ação, equipe da Secretaria de Saúde e do secretário Elton Gandin NASF, agentes de saúde e agentes de combate às endemias em parceria com a equipe da Secretaria de Obras. 
‘’ Para que não tenhamos nem um foco do mosquito Aedes aegyptií aqui em nosso município é preciso que todos façam sua parte, não deixem materiais que possam acumular água em suas residências’’, disse Cristian, coordenador da Vigilância Sanitária do Município.
Dicas preventivas:
– Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água;
– Coloque lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada;
– Se guardar garrafas, mantenha sempre a boca para baixo;
– Não jogue lixo em terrenos baldios;
– Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje;
– Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda;
– Se guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva;
– Limpe as calhas com frequência;
– Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência etc.