NOVO POÇO ARTESIANO PARA A LOCALIDADE DA COLETORIA VELHA

Iniciou na quarta-feira, dia 29 de agosto de 2018, mais uma obra do compromisso de campanha da Prefeita Municipal Alessandra Garcia. Desta vez uma promessa de campanha que sempre era prometida e não cumprida chegou ao fim. Com estudos e projetos iniciados no mês de maio de 2017, com varias audiências junto a comunidade da Coletoria Velha que vê o sonho sendo realizado com a Perfuração do Poço Artesiano (tubular profundo) para abastecimento de 44 famílias que lá residem. 
Os estudos e projetos de perfuração do Poço Artesiano, bem como todo Licenciamento Ambiental necessário foram realizados pelos Técnicos da Prefeitura através do seu Departamento de Engenharia sob a Coordenação do Secretario de Planejamento Marcus Bordignon e do Geólogo Sergio Baggio, do Engenheiro Florestal Reginaldo Rocha Filho e do Engenheiro Civil Matheus Assi.
O terreno rural onde será instalado o Poço Artesiano foi uma concessão feita pelos Empresários do município de Santa Cecília Srs. Aldair e Sidney Granemann de Moraes, que sabem da necessidade da comunidade da Coletoria Velha que vem sofrendo com a falta de água por vários anos. Importante frisar que esta obra não terá nenhum custo aos moradores da Coletoria Velha, e os mesmos terão toda infraestrutura necessária de agua potável chegando até suas residências. 
Esta comunidade tem grande representação histórica para o município de Santa Cecília. Neste local, em 1771, juntamente com a criação do posto de coletas de impostos, se instalaram os primeiros moradores da região. A estrutura criada naquela época também serviu como pouso para os Tropeiros que se deslocavam para São Paulo. Este posto de coleta dos impostos referenciou a denominação de Coletoria Velha para esta comunidade. 
Portanto, a iniciativa da Prefeitura em realizar este Poço Artesiano resgata uma parte importante da história do município e objetiva garantir à comunidade, o acesso a água potável. A rede de água que será instalada também incentivará as práticas de higiene (pessoal e coletiva) preconizadas pela Organização Mundial da Saúde. 
INFORMAÇÕES TÉCNICAS: As informações geológicas levantadas na área da comunidade da Coletoria Velha e o perfil de poços tubulares do entorno regional foram utilizadas para projetar o perfil litoestratigráfico da sondagem apresentada neste requerimento. A correlação geológica do entorno indica que a sondagem irá apresentar uma sequência de derrames vulcânicos intercalados por brechas hidrotermais e camadas de areia da Formação Botucatu (provavelmente silicificadas). Variações faciológicas e de espessura são esperados ao longo da sondagem.
Na comunidade da Coletoria Velha o aquífero a ser interceptado é o Serra Geral, do tipo fraturado, que está sobreposto ao aquífero Guarani. A unidade hidroestratigráfica é composta por basaltos, andesitos e dacitos afíricos. As rochas são associadas a brechas hidrotermais e camadas de arenitos que representam níveis com contribuição de água subterrânea. Porém as maiores ocorrências de água subterrânea estão associadas a fraturamentos interconectados a lineamentos tectônicos N40-60W e N-S. O aquífero fraturado é livre a semi-confinado e caracteriza um ambiente heterogêneo e anisotrópico.