Escolas Municipais trabalham Projeto de Conscientização sobre o lixo

Foi realizada no dia 18/09/2013 reunião com os diretores e orientadoras das escolas municipais EEBM Cancianila Arbegaus, EEB Profª Dilma Grimes Evaristo e GE Professor José Ribeiro Thomaz. Nesta reunião foi solicitada a elaboração de um projeto relacionado ao “LIXO” Conscientização da comunidade, sob a responsabilidade das Orientadoras Pedagógicas.  Após elaboração do Projeto, aconteceu outra reunião com o Prefeito Nuno, no dia 01/10/2013 às 10h na Secretaria Municipal de Educação, onde o projeto foi aprovado e intitulado de “CIDADE CONSCIENTE”.

Projeto Cidade Consciente

Objetivo Geral

Conscientizar a população Ceciliense para uma mudança comportamental em relação à coleta e ao descarte correto dos resíduos sólidos, bem como a produção em menor escala.

Justificativa:

O projeto “Cidade Consciente” faz-se necessário para colocar em prática no dia-a-dia dos moradores do município de Santa Cecília, a mudança de hábito tão danoso ao meio ambiente em relação à má utilização dos recursos naturais e descarte incorreto do lixo, através dos Bairros Marciliano Fernandes, Guilherme Rauen e Nossa Senhora Aparecida como os bairros mais próximos.

Por essa razão, e cientes de que nenhum outro projeto nesse sentido foi realizado até o presente momento na escola, é de grande importância e interesse pedagógico a implantação desse projeto ambiental, pois, a partir da conscientização das crianças para os problemas que envolvem o lixo produzido na escola e no bairro onde vivem, acreditamos que eles serão o melhor veículo multiplicador.

Grande parte do problema com o lixo poderia ser evitado se cada um fizesse a sua parte.

A diminuição do lixo não depende só dos governantes, depende de todos nós que fazemos parte da sociedade, é um problema que vem prejudicando em grande escala a população em geral.

O lixo merece uma atenção especial de todos nós, para que possamos ter uma cidade mais limpa e melhor.

As três escolas envolvidas no projeto estão desenvolvendo as ações de acordo com a realidade de cada uma, conforme segue:

Ações da EEBM Cancianila Arbegaus

A Escola de Educação Básica Cancianila Arbegaus, no dia nove, do mês de outubro de dois mil e treze, juntamente com as professoras Adriana, Marlene e Mara, alunos do 6º ano fizeram um passeio, com o objetivo de observar e registrar o destino dos resíduos sólidos nos bairros: Adolfo Correa da Silva, Marciliano Fernandes e Garagem.

Ao retornar para a escola, os alunos ampliaram suas aulas através de conversas e relatos, sobre o descarte correto do lixo e inclusive sobre o riacho que corta esses bairros. Produziram textos, relatando suas observações.

Ações EEB Profª Dilma Grimes Evaristo

O projeto “Cidade Consciente” vem sendo desenvolvido na E.E.B. Profª Dilma Grimes Evaristo é uma parceria entre Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e escolas das redes municipais. O objetivo principal deste trabalho é promover a mudança comportamental dos alunos do ensino fundamental, professores e comunidade escolar, com a formação de novos hábitos relacionados ao descarte correto do lixo, bem como a reutilização de materiais.

Para isto, a escola Dilma está realizando um amplo estudo em sala de aula usando textos informativos, paródias, poesias e outros. Além disso, estamos promovendo palestras, viagens de estudos, reuniões, exposições, confecção de brinquedos para serem usados no recreio, produção de bandinha rítmica, visita nas casas dos alunos e no bairro.

Assim, este projeto justifica-se, pela necessidade de colocar em prática no dia-a-dia dos alunos da escola e comunidade do bairro, a mudança de hábitos tão danosos ao meio ambiente em relação ao descarte incorreto do lixo.

Queremos que este trabalho não seja mais um documento meramente ilustrativo ocupando uma gaveta, mas sim, fruto da ânsia de toda uma comunidade escolar em construir um futuro, no qual possamos viver em um ambiente equilibrado, em harmonia com o meio, com os outros seres vivos e com nossos semelhantes.

Por isso, pedimos a todos os Cecilienses e principalmente aos moradores do bairro Guilherme Rauen, a colaboração com o nosso projeto. Não joguem lixo nas ruas, estejam atentos quanto aos dias do recolhimento do lixo. A limpeza de nosso bairro e de nossa cidade depende de cada um de nós. Vamos fazer a nossa parte!

Ações GE Professor José Ribeiro Thomaz

O Grupo Escolar Professor José Ribeiro Thomaz esta desenvolvendo o Projeto Cidade Consciente com intuito de conscientizar os alunos, para que os mesmos levem esta aprendizagem para o seio familiar, provendo a mudança do hábito tão danoso ao meio ambiente.

Por essa razão o corpo docente desenvolveu o âmbito escolar atividades que proporcionaram o desenvolvimento da consciência ecológica nos alunos.

Cada professora desenvolveu varias atividades adequadas ao nível de cada turma, juntamente com as orientações da orientadora pedagógica da Unidade Escolar.

Foram feitos passeios pelos bairros, onde foram tiradas fotos para mostrar a realidade dos mesmos, assim os alunos observavam se as ruas estavam limpas, apontaram bastante lixo nas ruas e concluíram que muitas pessoas não jogam lixo nos lugares certos.

Foram trabalhados ainda vários textos informativos de como reciclar o lixo, debates, roda de conversa, vídeos sobre o tema, produções escritas: acrósticos, frases, confecção de cartazes, desenhos, pinturas e formação de palavras com tapete de letras.

Os alunos e pais estão ajudando na coleta de vários lixos recicláveis como: garrafas peti, potes de sorvete, tampinhas de garrafa para futuras atividades como: artesanatos, brinquedos, materiais pedagógicos.