Comunicado da Secretaria de Saúde sobre a vacinação contra HPV

A partir de Setembro será realizada a 2ª dose da vacina contra o HPV.

O HPV é um vírus que causa o câncer de colo de útero, sendo o 2º tipo de câncer mais frequente em mulheres, perde apenas para o câncer de mama. Este tipo de câncer manifesta-se geralmente entre os 25 e 29 anos de idade. A sua prevenção pode ser feita através de 03 maneiras: vacinação, exame preventivo de câncer de colo de útero e uso de preservativo nas relações sexuais. 
A 2ª dose da vacina será feita este ano tanto nas escolas como na Secretaria de Saúde, em meninas de 11 a 13 anos de idade.
Para aquelas que não estudam ou não estavam na escola no dia da vacinação, podem se dirigir até a Secretaria de Saúde de segunda a sexta feira das 8h às 12h horas e das 13h as 17h30min a partir de 10 de Setembro.
A vacina é composta por 03 doses, sendo que a 1ª foi realizada em março, a 2ª será agora em setembro e a 3ª dose 5 anos após a 1ª dose.
A vacina contra o HPV será quadrivalente, ou seja: protegerá contra 04 tipos de HPV, dos quais 02 são de baixo risco e os outros 02 são altamente cancerígenos. A sua produção foi baseada nos 04 tipos que mais afetam a população.
A idade escolhida (11 a 13), tem a ver com a questão da forma de contágio do HPV, que é principalmente a via sexual, idade que geralmente antecedente o início da atividade sexual e, portanto ainda não tiveram contato com o vírus.
Quanto à vacinação de meninos, foi considerado que quando altas coberturas vacinais são atingidas entre meninas, os meninos passam a ser protegidos indiretamente com a vacinação do grupo feminino. 

A meta da campanha é prevenir o câncer de colo de útero, vacinando 80% das meninas dentre 11 a 13 anos. No município serão vacinadas este ano cerca de 500 meninas.
Para o próximo ano (2015) a vacina já será fornecida para meninas a partir dos 9 anos até 11 anos de idade como rotina em todo Brasil. As meninas que completarem 11 anos ou que completaram 11 anos após o início da campanha (que foi em março) devem vir se vacinar também.

CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO contra HPV NAS ESCOLAS

Escola

Data

Período

EEB Léia Matilde Gerber 

09/09

Matutino/Vespertino

EEB Professora Dilma Grimes Evaristo

10/09

Matutino/Vespertino

EEB Cancianila Arbegaus (Cidem)

11/09

Matutino/Vespertino

EEB Irmã Irene

16/09

Matutino/Vespertino

EEB Maria Salete Cazzamalli

17/09

Matutino/Vespertino