ENTREVISTA – Secretário Edson Luiz Medeiros comprometido com a saúde do município

A Secretaria Municipal da Saúde, gestora do Sistema Único de Saúde no Município, é responsável pela formulação e implantação de políticas, programas e projetos que visem promover, proteger e recuperar a saúde da população.

No dia 23 de janeiro o Sr. Edson Luiz Medeiros que assumiu oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde no final do ano de 2013, preocupado com o bom andamento dos trabalhos referentes à saúde do município e ciente das responsabilidades do cargo, fez questão de esclarecer e informar tudo o que diz respeito a esta pasta, através de uma entrevista concedida ao Assessor de Imprensa Municipal, Tedi Junior, cujo conteúdo pode aqui ser conferido.

“Sei a importância e a responsabilidade que preciso exercer diante desta secretaria e estou disposto a fazer tudo o que for necessário para melhorar ainda mais a saúde do nosso município.”

Santa Cecília conta com os seguintes profissionais: dois psiquiatras a Doutora Valéria que atende no CAPS todas as quintas-feiras e o Doutor Marcos que além de atender no hospital, também atende todas as terças-feiras no Pronto Socorro Municipal uma média de 40 consultas mês. Ainda temos o Doutor Geverson, cirurgião que atende no Pronto Socorro e no Hospital quando for necessário internamento, a doutora Lisiane, ginecologista e obstetra, o doutor Marcos, pediatra que atende no Pronto Socorro e nos ESFs, além da Doutora Lisandra especialista em urgência e emergência e também clínica geral, o Doutor Ricardo, urologista que nos sábados realiza cirurgias no Hospital e Maternidade Santa Cecília além do Doutor Machado, obstetra. Em breve teremos o Doutor Edson Karakida, cardiologista que também atenderá a população, além da contratação de um anestesista. Santa Cecília é um município de uma estrutura excelente no âmbito saúde.

Recentemente fomos agraciados com o Projeto Mais Médicos, três médicas cubanas que estão atendendo nos ESFs dos bairros onde estão prestando um atendimento excelente, principalmente por serem clinicas gerais e ter a especialidade em Saúde da Família.
Além de médicos contamos com ótimos cirurgiões-dentistas, a Secretaria da Saúde faz parte do Programa Brasil Sorridente (dentistas o ano todo nas escolas), o Dr. Nickolas o Dr. Gabriel, a Dra. Laize, a Dra Lilian e a Dra. Daniele são os dentistas da equipe que atendem na Secretaria da Saúde e nos ESFs.

A Secretaria da Saúde, todos os dias encaminha pacientes para consultas e exames a diferentes lugares, estamos procurando atender da melhor forma possível, disponibilizamos sempre que necessário uma ambulância para conduzir os pacientes.
Além disso, precisamos explicar a população Ceciliense, que o nosso município trabalha com a Chamada Atenção Básica, isso quer dizer que a nossa função é prestar o atendimento básico, primário, mas vamos além, atendendo também o especializado. Ainda assim, existem procedimentos que não podem ser atendidos só a nível município, tratamento entendido por alta complexidade ou média complexidade, cabendo a responsabilidade também ao Estado e a União. Existem alguns municípios que realizam esses procedimentos para Santa Cecília, serviços esses que precisam ser agendados (TFD), Porém existe um limite de atendimento que é feito pelo estado e agendado pela regional de Curitibanos. Pacientes nos procuram para reclamar pela demora da consulta, na maioria das vezes não podemos intervir, porém, quando nos cabe a intervenção, procuramos fazê-la da melhor forma possível.

Além da parceria com vários municípios, somos parceiros do Hospital e Maternidade Santa Cecília. Quanto às dúvidas que porventura surgirem em relação às gestantes do nosso município, que procedimentos tomar, onde ir ou até mesmo o que se refere a valores, afirmamos que o Hospital e Maternidade Santa Cecília atende as gestantes nos casos de cesariana de emergência e parto normal pelo SUS, o que significa não pagar nada, exceto nos casos que se a paciente optar por antecipar o procedimento de cesariana, porque torna-se particular. O Hospital não é vinculado ao município, no entanto a Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde procuram contribuir com o hospital, o que não quer dizer que a mesma possa interferir, assumir e pagar particularidades do hospital. O que compete a Secretaria da Saúde Municipal é proporcionar gratuitamente todo o pré-natal com consultas e exames clínicos. 
Entendo a ansiedade de todos, quanto à agilidade no atendimento. Porém, o atendimento médico é um serviço especializado que requer bastante atenção do profissional e, para isso, não temos como determinar um tempo mínimo ou máximo para atendimento, tendo em vista, que para cada caso exige-se uma conduta médica e  terapêutica apropriadas. Os nossos médicos cumprem seus horários rigorosamente, atendendo vinte fichas de manhã e vinte fichas a tarde, além das urgências e emergências, atendem ainda no hospital, consultórios e em outros municípios.
Preocupados com a saúde da população, a partir do mês de fevereiro a Secretaria da Saúde e uma equipe  de médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, com toda a estrutura em carro da Saúde, estarão atendendo  vacinas, exames, verificação da pressão, HGT, etc.,  pelo menos uma vez por mês em todas as localidades do interior .
Em breve também, a instalação de uma Mamografia e de um ecógrafo (ultrassom), conquista da Secretaria da Saúde junto a Prefeitura Municipal que facilitará o laudo imediato de exames realizados.

Quanto as possíveis reclamações por “mau atendimento”, pedimos ajuda a toda a população ceciliense para enfrentar esse desafio juntos. É importante que todos saibam que não é, e nunca será, admitido pela Secretaria de Saúde, muito menos, pelo Prefeito Municipal, que qualquer servidor destrate um usuário dos serviços públicos municipais.
Estamos diariamente à disposição de toda a população, não só para ajudar no seguimento de seus tratamentos de saúde, mas também, para receber todas as críticas e sugestões, a fim de que juntos possamos melhorar os serviços de saúde.
Para finalizar, esclareço que a Secretaria de Saúde, juntamente com o Prefeito Nuno, vem tentando, ao máximo, resolver todos os desafios, na tentativa de melhorar a qualidade no atendimento do setor público municipal”. 

(Conteúdo editado da entrevista cedida a Assessoria de Imprensa Municipal)