16 de abril Dia Mundial da Voz

Com o intuito de sanar as dúvidas em relação à voz, em outubro de 2009 a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia lançou um material intitulado “Respostas para perguntas frequentes na área de voz”. Esse material, com linguagem de fácil entendimento, está disponível na internet, podendo ser acessado por qualquer pessoa.

A fonoaudióloga do município Nádia da Motta, selecionou algumas das questões para serem abordadas hoje, 16 de abril, Dia Mundial da Voz:

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popularmente de “cordas vocais” (o nome correta é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o combustível para o som. Esse som é transformado em fala pelos movimentos de várias estruturas, como língua, boca e lábios. Quem comanda toda essa operação é o cérebro, enviando impulsos de acordo com o que queremos falar e de que forma (fraco ou forte, fino ou grosso). Nossa voz é o resultado de características herdadas e do ambiente em que vivemos. Cada voz é única e podemos ser identificados pela forma com que a usamos, embora ela varie bastante de acordo com nossas emoções e com as pessoas com quem falamos.

O QUE É UM PROBLEMA DE VOZ?

Qualquer dificuldade na produção da voz pode ser considerada um problema de voz, como rouquidão, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais, fraca ou forte demais.

COMO SABER SE EU TENHO UM PROBLEMA DE VOZ?

Se sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, é possível que esteja com um problema. Se as modificações durarem mais que 15 dias, você deve consultar um especialista.

POR QUE MINHA VOZ MUDA DURANTE O DIA?

Porque a tensão do corpo varia e a voz tende a acompanhar nosso estado físico e emocional. A voz também é influenciada pelo ambiente. Por exemplo, em situações de muito barulho, a voz fica automaticamente mais forte e pode se cansar mais rapidamente. Já quando estamos relaxados, ela fica mais solta, mais baixa e mais grossa (grave).

COMO POSSO CUIDAR DA MINHA VOZ?

Procure falar sem fazer força e abra bem a boca para articular as palavras. Beba água regularmente, evite pigarrear, gritar e falar muito em ambientes ruidosos, competindo com o barulho. Limite o álcool e, se fumar, procure um programa para interromper o tabagismo. Remédios caseiros para melhorar a voz geralmente não dão resultados e podem irritar sua garganta.

O QUE FAZER QUANDO ESTOU TOTALMENTE SEM VOZ?

Se precisar falar, não force, fale baixo e mais devagar, abrindo bem a boca, porém, evite sussurrar. Mantenha-se hidratado bebendo goles de água ao longo do dia e procure um médico otorrinolaringologista e/ou um fonoaudiólogo especialista em voz.

É NORMAL UMA CRIANÇA SER ROUCA?

Não. Rouquidão é sinal de um problema na voz. Se a criança fica rouca com frequência por falar forte, gritar ou se ela sempre foi rouca, é necessário compreender o que está acontecendo. Uma rouquidão pode dificultar a comunicação e prejudicar o desenvolvimento social. Procure a orientação de um fonoaudiólogo especialista em voz e/ou um médico otorrinolaringologista.

É NATURAL QUE UM PROFESSOR SEJA ROUCO?

Não, embora rouquidão seja problema muito comum nos professores, não é normal que sua voz seja rouca ou cansada por mais de duas semanas. Pode haver um problema nas pregas vocais ou um uso incorreto da voz.

POSSO DAR AULAS OU CANTAR SE ESTIVER RESFRIADO?

Normalmente um resfriado comum não impede a pessoa de cantar ou falar. Porém, em algumas situações, a voz pode ficar prejudicada e é melhor fazer um repouso vocal do que correr o risco de prejudica-la. Nessas condições, hidrate-se (tome goles de água) e use a voz somente quando necessário. No caso de dar aulas, o professor deve tomar cuidado para não gritar e ficar atento a sinais de alterações vocais e dor ao falar.

ROUQUIDÃO PODE SER SINAL DE CÂNCER?

Sim. Câncer de laringe geralmente tem como sinal uma rouquidão que dura mais de 15 dias e deve ser necessariamente avaliada por um médico otorrinolaringologista.

O QUE É UM FONOAUDIÓLOGO ESPECIALISTA EM VOZ?

É um fonoaudiólogo com um título de pós-graduação nessa área, capacitado para atender pessoas com problemas de voz (disfonia) ou que querem melhorar a sua voz falada ou cantada. O fonoaudiólogo geralmente trabalha em conjunto com médicos, psicólogos ou professores de canto, de acordo com a necessidade de cada caso.

QUAIS OS CUIDADOS MAIS IMPORTANTES PARA SE TER UMA VOZ BONITA?

O ideal para se ter uma voz bonita é evitar abusos vocais, como, por exemplo, gritar ou falar muito alto por um longo período. Além disso, perceba se você fala com mais esforço que o necessário.

Mais respostas em: http://www.sbfa.org.br/portal/pdf/faq_voz.pdf

 

Nádia Cristina Da Motta

Fonoaudióloga

CRFa 9381-RS/T-SC