Museu da “Família Granemann” é inaugurado

O povo de Santa Cecília já pode contar um novo espaço cultural para conhecer a história de uma das famílias mais tradicionais da cidade. Trata-se do Museu “Haus Granemann”, idealizado e construído pelo Sr. Floresnal Granemann (Nalo), cuja inauguração aconteceu na tarde desta quinta feira (28).

O acervo está montado e aberto para visitação na garagem da casa do Sr. Nalo na Avenida Nereu Ramos, Centro, e conta com um grande número de peças importantes que marcaram a história da “Família Granemann”, desde o início da povoação da mesma neste município.

Na solenidade estavam presentes, o Governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanhado de outras autoridades da região, o Prefeito Domingos Scariot Junior (Nuno), o Vice-Prefeito Leonildo Rauen (Caquito), vereadores, familiares e outros representantes da cultura ceciliense.

Durante a Cerimônia alguns representantes da Família Granemann e Drissen falaram sobre sua história, elogiaram e parabenizaram o Sr. Floresnal Granemann pela iniciativa e coragem de investir neste projeto, que além de trazer um rico resgate histórico, proporciona o acesso e conhecimento desta cultura, não só às gerações atuais, mas também às futuras que terão a oportunidade de saber como viveram seus antepassados.

Em seu discurso o Sr. Floresnal Granemann, disse que estava realizando o sonho antigo de dividir um pouco da cultura histórica de sua Família e ressaltou o tradicionalismo, “aqui estão peças raras e equipamentos de produção utilizados por gerações de nossas famílias, este espaço instala-se como guardião de um acervo fotográfico extraordinário, peças e objetos que expressam o sentimento não só da família Granemann, mas também dos moradores que aqui vivem e gostam dessa terra, o Museu me fez mergulhar em definitivo no universo fantástico e emocionante na cultura de nossos ancestrais que foram as primeiras famílias a desbravar o município de santa Cecília, todo esse trabalho e dedicação vai servir de laboratório para as escolas’’, disse o anfitrião do evento.

O Prefeito Domingos Scariot Junior (Nuno), também proferiu algumas palavras referindo-se à abertura do museu como uma forma de resgatar a história de Santa Cecília. “É uma obra de resgate histórico de um momento fundamental para o Município vamos buscar recursos para instalar também a Casa da Cultura Municipal”.
O governador Raimundo Colombo destacou a importância da ação. “Esse é um importante equipamento da cultura local, um espaço para preservar a memória da cidade e das pessoas que ajudaram a construí-la, e resgatar a história e a dinâmica do município e das famílias da época, parte da nossa história é Patrimônio Cultural, que promoverá a democratização e transparência”, destacou Raimundo Colombo, que aceitou o convite para o evento não como governador, mas sim pelos laços de amizade que mantém há anos com o responsável pela obra que veio para enriquecer a cultura local.

Mais fotos na página da Assessoria de Imprensa Tedi Junior em: