AUDIÊNCIA PÚBLICA DO 2º QUADRIMESTRE

Aconteceram na tarde dessa quinta-feira (28/09), às 16h, no Plenário da Câmara Municipal de Santa Cecília, duas Audiências Públicas para avaliação das metas financeiras e orçamentárias do 2º quadrimestre de 2017, em obediência ao art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (101/2000) e demonstração Financeira da saúde do município, também do 2º quadrimestre de 2017.
A ocasião contou com a presença da Prefeita Alessandra Garcia, vice-prefeito José Francisco Dalzotto, do presidente da comissão de Finanças, Orçamento e Contas, Vereador Claudemir de Souza, Vereador Adriano Ribeiro Membro da C.F.O.C. Secretário de Finanças Samuel Arbegaus, Contador do Município João Stedile, Secretário de Saúde Elton Gandin e demais Secretários e servidores dos Setores da Prefeitura Municipal e munícipes em geral. O Secretário de Finanças Samuel Arbegaus começou com uma rápida explicação sobre a grande importância e o objetivo da Audiência Pública, onde, na sequencia falou sobre as ações realizadas pelo município no 2º quadrimestre 2017.
Em seguida o Contador João Stedile deu andamento a Audiência Pública demonstrando as metas de receita e de despesas usando como base o Relatório Detalhado da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal e dos Balancetes da Receita e Despesa do Sistema Contábil da Prefeitura de Santa Cecília, realizou a demonstração do resultado orçamentário consolidado do 2º quadrimestres 2017. – Dentre os dados apresentados à população, foi demonstrado que, hoje, o município, mesmo valorizando seus servidores, tem o “Gasto Com Pessoal” abaixo da média/limite, o que, de fato, representa economia e responsabilidade, bem como consciência em se tratando de gastos com o dinheiro público; no mesmo seguimento de comprometimento para com o dinheiro público, os dados demonstram que o Município de Santa Cecília tem o investimento superior à média estabelecida por lei para com a Saúde, bem como com a Educação. Isso por que, a Administração Municipal [2016/2020] reconhece a necessidade de uma boa saúde, e boas escolas.
Passando a palavra a Prefeita Municipal Alessandra Garcia, ela cumprimentou e saudou a todos as autoridades e servidores presentes: “Obrigada a todos por terem vindo certificar-se quanto ao cumprimento das metas fiscais quanto, a confirmação das obras e serviços realizados até o presente quadrimestre, informo que teremos duas Audiências Publicas uma após a outra para bem poder esclarecer nosso trabalho e nossos procedimentos. Lembro-me bem que falei na audiência de Apresentação do plano de governo que planejávamos em adquirir uma área industrial, 02 ônibus e 03 vans para o transporte Escolar, um Raios-X, aquisições expressivas e de grande relevância, tudo isso já foi adquirido e pagos, promessa cumprida, e muitas outras obras que já foram executadas e outras em andamentos. Em todas as secretarias instituídas está sendo efetuado um trabalho com muita dedicação, profissionalismo e respeito, esforço no sentido de bem servir a todos que buscarem os serviços prestados ou colocados a disposição. Agradeço todos os colaboradores e só teremos êxitos administrativos se cada um fizer a sua parte com um trabalho sério, dedicado e eficaz”, destacou a prefeita Alessandra.
O vice-prefeito José Francisco Dalzotto também fez uso da palavra e destacou: “Aconteceram muitas mudanças na cidade nesses oito meses de administração. Há muito que ser discutido e momentos como essas audiências públicas são importantes, pois temos a oportunidade de escutar e analisar os números apresentados, onde podemos debater o assunto, utilizamos esse espaço para elencar as ações que estão sendo realizadas, a curto e médio prazo, pela Prefeitura Municipal”. O vice-prefeito Dazotto também fez questão de ressaltar a importância da participação do trabalho prestado pelos secretariados e funcionários; “Somos uma engrenagem, trabalhamos para um só objetivo, se a nossa gestão está indo bem é porque está prestando um bom serviço a população. Este é o compromisso desta administração porque entendemos que a participação popular é a melhor forma de garantirmos as escolhas democráticas e colocarmos em prática o que realmente acreditamos que é renovar as políticas públicas de nossa cidade”, destacou Dalzotto.
Para o Secretário de Saúde, Elton Gandin, as duas prestações são de extrema importância. “Ambas as ações evidenciam a evolução do nosso trabalho e também expõe o nosso compromisso”. Ele apontou as principais ações e melhorias realizadas pelo Município na saúde nesse período de oito meses, o Secretário falou detalhadamente sobre alguns conceitos e ações da Secretaria da Saúde, bem como sobre as divisões administrativas de competências com relação aos serviços de Atenção Básica, Média e Alta complexidade; “Agradeço todos os colaboradores pelo desempenho e dedicação, sem esse trabalho de equipe não teríamos esses resultados retratados detalhadamente em números e estatística, a cada mês a Saúde vêm quebrando mais metas e alcançando maiores objetivos, tudo em beneficio à população. A cada dia a Secretaria de Saúde torna-se referência, a nossa prioridade não é apenas ‘bater as metas’ para obter mais recursos; o nosso objetivo é atender a população com excelência” falou o Secretário de Saúde do Município Elton.
Sem mais nada para apresentar à População, foi aberto o espaço ao público presente para participar e tirar suas dúvidas, não tendo dúvidas foi lavrado e lida as atas das duas audiências.