Auto Pista Planalto Sul desenvolve Projeto na EEB Cancianila Arbegaus

Na quinta feira (17) a Escola Municipal Cancianila Arbegaus recebeu a visita do grupo da Auto Pista Planalto Sul, com sede em Mafra, sob a responsabilidade da Sra. Pamella Fragosso Stall, que compareceu para desenvolver o “Projeto Escola” cujo objetivo é “Humanizar o trânsito por meio da educação de valores gerando reflexões sobre o tema trânsito, oportunizando aprendizagens que conduzam ao universo das relações humanas e do convívio social, que favoreçam o exercício pleno da cidadania, através de um trabalho de inclusão, onde a ética se faz presente”. (link abaixo).

A apresentação na escola Cancianila envolveu palestras de conscientização do trânsito e demonstração do trabalho de resgate realizado na ambulância pelos socorristas Cláudia e Fernando.

As escolas contempladas para participar deste projeto são aquelas localizadas nas cidades “lindeiras”, assim denominadas por serem cortadas por BRs, o que justifica a inclusão de Santa Cecília, já que a BR 116 atravessa o município.

Um ponto importante a destacar é que além das questões de trânsito, a Arteris, desenvolve também projetos relacionados ao meio ambiente, o que coincidiu com o Projeto “Cidade Consciente” que já vinha sendo desenvolvido pelas escolas da Rede Municipal desde 2013, o que contribuiu para encaixar os dois trabalhos, permitindo participação de alunos na apresentação de peças teatrais tratando dos temas lixo e reciclagem.

Além do Projeto já apresentado, a ARTERIS lançou dois concursos educativos, nos quais a escola Cancianila também está participando, trata-se do “1º Concurso de Desenhos Planalto 2014” e “1º Concurso de Frases Planalto 2014”.

No final do dia, após todas as apresentações e orientações alguns alunos foram entrevistados pela equipe da Auto Pista e disseram-se satisfeitos com o aprendizado obtido. A diretora Maristela Blauth, que também foi entrevistada agradeceu e disse  sentir-se privilegiada em poder contar com a presença da Auto Pista na escola, salientando que foi um dia bastante proveitoso, pois os alunos tiveram a oportunidade de obter um aprendizado para a vida.

Autopista Planalto Sul, uma das nove concessionárias da Arteris, é a responsável, desde 2008, pelos 412,7 quilômetros da rodovia BR-116, fazendo a ligação da capital paranaense à divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O trecho da Autopista Planalto Sul liga Curitiba (PR) à divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul pela BR-116. Todo esse trajeto corta os municípios de Fazenda Rio Grande, Madirituba, Quitandinha, Campo do Tenente e Rio Negro, no estado do Paraná, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Santa Cecília, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Correia Pinto, Lages e Capão Alto, no estado de Santa Catarina. A rodovia foi construída entre as décadas de 1940 e 1950, mas apesar de ser uma rodovia antiga, quase toda ela ainda é de pista simples.

Maiores detalhes a respeito a Auto Pista Planalto e do Projeto Arteris estão disponíveis nos links abaixo