CEI Ari Alves da Silva desenvolve Projeto de Leitura

“Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar” (Rubem Alves)

O projeto de leitura visa estimular o gosto pela leitura dos nossos alunos desde a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica e fortalecer laços afetivos entre pais, filhos, família e escola.

O acesso da criança a leitura infantil favorece o raciocínio e o aumento do vocabulário, possibilita entrar no mundo da fantasia e da imaginação, ajuda a desenvolver a personalidade, a compreensão, auxilia na resolução de seus conflitos afetivos, constrói a sua identidade e autonomia e forma valores.

Assim, torna-se indispensável que educadores promovam situações que favoreçam o desenvolvimento dessas capacidades e porque não utilizar do livro como ferramenta?
Que ouvir história até o fim não seja uma obrigação para criança, mas sim uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só livro o tem.

O aluno levará para casa a maleta, contendo dentro o livro escolhido por ele (a) para ler. A criança ficará com a maleta por dois dias. Desta forma ela e a família terão tempo de ler a história e assim a criança saber compartilhar com seus colegas.

Segundo as Professoras, essa atividade é necessária e imprescindível para o processo de desenvolvimento da criança auxiliando-a na formação humana e, “por isso deve ser valorizada e desenvolvida no meio escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a memória, a expressividade, o gosto pela leitura, além de contribuir no processo de aprendizagem e socialização da criança”.